Dicas dos Mestres

Sejam Bem vindos a Dicas do Mestre!
Aqui vocês encontrara dicas de Mestres, Jogadores e Palpiteiros, bom proveito e Boas Aventuranças!




Jogadores Proativos x Jogadores Reativos

“O que vocês fazem”, pergunta o Mestre, e os jogadores se sentem perdidos no jogo, sem saber o que exatamente seus personagens farão até que uma aventura, missão ou tarefa esteja evidente para o grupo.


É comum que muitos jogadores estejam acostumados a esperar que o Mestre coloque desafios, tarefa ou simples acontecimentos diante dos Personagens dos Jogadores. É um jeito mais simples de jogar, e é até mesmo natural que assim seja, afinal amigos se reúnem para rolar dados e vivenciar situações de jogo incomuns, e é o papel do Mestre criar e...Continuar Lendo

Armadilhas no RPG

Armadilhas são basicamente um jeito de desafiar os jogadores que pareça diferenciado do combate, de monstros, ou de desafios de “terreno” (rios, clima ruim, chão instável).
Além disso, armadilhas têm um charme próprio, conseguindo fascinar por seus mecanismos, ou habilidade de engenharia, ao mesmo tempo que aterrorizam pela sua letalidade. E atire a primeira pedra gigante que rola por um corredor estreito, quem não adorava isso nos...Continuar Lendo


Confundindo Sonho e Realidade

Muitos Mestres já pensaram em narrar um jogo onde os Personagens dos Jogadores envolvam-se em aventuras que depois revelam-se apenas um sonho. Indo mais além, outros tantos já pensaram em criar um clima de tensão e até paranóia fazendo com que os mesmos personagens não soubessem se o que estão vivenciando é sonho ou realidade.
Mais interessante é quando os próprios jogadores ficam com essa sensação angustiante, tão confusos sobre o que estão interpretando ser um sonho do personagem ou...Continuar Lendo

Olá pessoal! Vez ou outra jogo campanhas ouvindo musicas e trilhas sonoras de filmes, animes, jogos e SENHOR DOS ANEIS. Eu acho um assunto muito importante nas sessões de RPG, aMúsica. Estranho? Não. Muitos jogadores podem achar desnecessário este assunto, mas aqui vou dar algumas dicas importantes de como a música tem um poder enorme na influência do RPG. Darei algumas dicas bacanas de organização na hora de...Continuar Lendo

1-Os PCs começam mortos. Eles não sabem o que aconteceu, como morreram ou mesmo que estão no Reino dos Mortos. Na verdade os PCs foram submetidos a uma magia que lhes deixa mortos por um curto período de tempo. Eles têm a missão de recuperar um artefato, escondido no mundo dos vivos, que era guardado por um paladino que foi morto tragicamente. Eles precisam primeiro descobrir onde estão e o que aconteceu, depois...Continuar Lendo



 Quando pensamos em RPG de fantasia medieval, pensamos logo em Castelos – grandes construções de pedra, imponentes, que guardam exércitos, são moradas de reis e outros governantes, e geralmente são alvos de cercos. Muita gente inclusive confunde Castelos com Palácios, então vamos colocar os pingos nos is
Castelos, diferentemente de palácios, são estruturas bélicas, criadas para suportar e apoiar invasões. Comecaram a surgir no século IX, e...Continuar Lendo

Por mais que o RPG seja um jogo espontâneo, como todos já o sabem, e que um de seus maiores atrativos esteja na interpretação da realidade em um mundo de fantasia, ele ainda precisa de uma preparação para ter chance de sucesso. Quem já mestrou um jogo que seja lembra das horas (ou mesmo dias e semanas) que gastou preparando sua seção ou campanha. Bem sabe-se que quanto mais novato você é no RPG inevitavelmente muito mais tempo gasta de preparação com medo que algo saia do controle ou que acabe dando errado.
Esta é uma doce ilusão já que inevitavelmente sempre sai algo do controle e muitas vezes as coisas não saem como planejamos. Quantas vezes não vimos nosso grupo trucidar aquele npc que tinha uma informação crucial para a aventura. Ou...Continuar Lendo