Tornando a Música uma Parte Ativa do seu RPG :
1. Músicas Ativam Memórias: A música cria inspiração. E a inspiração ajuda muito na hora de interpretar o seu personagem. E com isso, ela ativa a memória do jogador. E dependendo do tipo de cenário, sempre aquela trilha musical vai fazer o jogador se lembrar do lugar de onde está. Por exemplo: sendo você um mestre e, claro, sabendo por quais cenários os seus aventureiros iram traspassar, seria bem possivel ter a diligência de preparar antecipadamente as respectivas trovas.
-Tocar música irlandesas toda vez que os PC’s estiverem em uma taverna ou lugar público cheio de multidões (a exemplo de feiras, comércios)
-Músicas de SdA seriam uma boa pedida para as batalhas
-Músicas solenes para encontros igualmente solenes! (a presença de um rei, um encontro com Aragorn quem sabe...)
2. Escolha o Sistema Certo (TheSystem): Ter que parar para trocar CD’s no meio de uma seqüência tensa da batalha pode estragar o efeito que você está tentando criar. É crucial, portanto, conhecer a música que você utilizará, ou mais especificamente, conhecer seu equipamento. Se for usar um computador: Excelente. Basta organizar sua playlist e mandar bala; MP3s e MP4s tbm sao bons, se for usar MiniSystens um controle remoto seria bastante útil.
3. Músicas-Tema para os PC’s: essa idéia nunca coloquei em prática, até porque não mestro. Muitos heróis de filmes de ação têm músicas-tema: Gandalf tem a sua, Fresco Potter quero dizer, Harry Potter... Um acréscimo talvez cafona, mas divertido ao jogo seria cada PC ter sua própria música. Melhor: a comitiva inteira podia muito bem possuir sua propia melodia, assim, cada vez que ela for tocada o PJ ou a comitiva inteira ganharia um bônus nas rolagens (não contavam com as minhas astúcias!
4. Botão do Volume: Se você quer que a música crie um pano de fundo para a cena, ela deve ser tocada baixinho. De forma inversa, você pode aumentar drasticamente a intensidade de um combate ao aumentar o volume de uma música rápida. Imagine só a cena: "(...) então, un dos aventureiros, acidentalmente deixar cair um esquleto por um pequeno poço que há na sala. Em seguida ouve-se barulho de tambores ecoando por toda a caverna: são os orcs vindo na direção de todos na companhia de gigantescos ogros" É aí que vc entra em ação: a medida que os inimigos se aproximam vc vai aumentando gradativamente o volume do som (peraê.. isso não é uma cena de SdA?...) Agora, nã se esqueça de duas coisas: o volume do jogo será sempre um tom acima do que o volume da música, E DA PESTE DO VIZINHO CHATO...
5. Organização:É bom organizar seus cd/arquivos por categorias, como: combate, viagem, sinistro, estalagem/taverna, realeza ... Se você estiver usando CD’s feitos em casa, eles podem ser etiquetados. Designe um jogador (se não estiver usando um PC) para mudar a música em momentos apropriados para que você não tenha que fazê-lo. (Até melhor se ele estiver interpretando um personagem bardo).
7. Escolhendo a trilha certa para seu RPG: Bom, isso depende muito do gosto musical de cada jogador. Vamos começar pelo medieval. Músicas clássicas são muito bem vindas! Apesar de muita gente não gostar, é a trilha ideal para esse tipo de cenário.
Exemplos:
- 9ª sinfonia de Bethoven.
- O Senhor dos Anéis, claro.
- Músicas New Age.
- Para jogos de ações, use Heavy Metal, Rock
- Para jogos futurísticos, uma boa recomendação são as trilhas do filme Star Wars, Trilhas Sci-Fi.
Enfim, qualquer um desses exemplos pode servir para vários tipos de cenários, desde que você tenha discernimento e saiba escolher com cautela o momento adequado à cena.
Espero que tenham gostado dessas dicas para melhorar o seu RPG ainda mais.
Assim ficará muito mais interessantes e reais suas partidas com os amigos!
Post Original"http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=70944&page=1"
Nenhum comentário:
Postar um comentário