Classe de RPG Ronin & Samurai


Guiados pela espada seu único propósito é morrer com ela suas mãos ou morrer diante de oponente digno de vence-lo...

Breve historia dos Ronin

O samurai que perdesse seu daimyo deveria praticar o seppuku (切腹) de acordo com o bushido (武士道), porém houve casos em que isso não ocorreu, seja por vontade do daimyo, ou por diversos outros motivos como, por exemplo, a vingança dos quarenta e sete ronin (Não existe plural para palavras em japonês).
Os ronin não seguíam o principio básico do bushido de lealdade ao daimyo - lembrado que ser ronin nunca foi uma opção e sim uma condição imposta normalmente pelo daimyo - sendo assim, não eram considerados samurai, mas ainda assim portavam um daisho (大小), o símbolo máximo da casta samurai.
Ser ronin consistia em viver peregrinando, ocupando-se de pequenos serviços em troca normalmente da refeição do dia e da pratica das artes samurai. Os ronin tornaram-se temidos por sua grande habilidade em combate e por sua independência do código samurai, o que os tornava muito mais temíveis que os já temidos samurai.
O Ronin em geral é um solitário. Na cultura Japonesa, crê-se que todo homem segue um destino, uma linha. O Ronin por sua vez faz jus ao seu nome: Homem-Onda. Não tem sentido, nem destino (como as ondas do mar). Neste caso nem é preciso frizar que tal "classe" é desgraçada diante da sociedade.

Samurai

Os samurais (em japonês: 侍 samurai?) eram como soldados da aristocracia do Japão entre 1100 a 1867. Com a restauração Meiji a sua era, já em declínio, chegou ao fim. Suas principais características eram a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a katana.

Breve história dos samurais

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando o mais alto status social porquanto existiu o governo militar nipônico denominado Shogunato. Pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.
O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, pois em seu código de ética era preferível morrer com honra a viver sem a mesma.
Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortando tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa.
Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.
Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.
O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (Atual Tokyo) e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.
Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.
Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.
Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.

Fonte Winkipédia (Agradecimentos)

Ronin no RPG

Muitas vezes essas classes desonradas são também além de guerreiros temidos não somente pela conduta de técnica com a katana e sim pelo desempenho levado por motivos de vingança ou orgulho próprio, exemplos:

A sede de vingança de Ronin

Muitos alunos ou até mesmo samurais que tinham seus mestres ou senhor feudal que deveria proteger e honrar com sua vida as vezes é morto diante de seus olhos ou covardemente enquanto personagem estava em outro local verificando, nessa situação muitos samurais tomado pela vergonha de ter falhado carregam isso como único peso além de sua lamina desonrada, ficam peregrinando em busca de nova resposta para além de continuar seguindo em frente, tomados pelo ódio mortal de quem o fez desonrado.
Mas existem também aqueles que são tomados pela ganância as vezes traindo seu mestre o matando em sinal de que não precisa de ninguém como seu passado, nesse estagio eles são conhecido como pior espécie, mas nem é muito raro ou incomum, vai muito do fundamento coerente da corrupção de samurai para cometer esse crime imperdoável que fará ser caçado por outros samurais e nem mesmo ronin será descrito como nessa situação.

O orgulho da tradição impecável de um Samurai

Disciplinados, honrosos, habilidosos e com sentido de respeito com mestres e seus deveres, seja com seu mestre ou suas obrigações seja com governo ou serviço militar de proteção ao estado ou lugar que reside. São também defensores políticos e de pessoas de sangue nobre, (príncipes, princesa, rainha, rei, imperadores,duques e barões), as vezes faz defesa de tesouros e senhores majoritários como coronel, tenente ou outras patentes militares importantes e como eles próprios pedem serviços escusos como matar inimigos políticos ou assassinos contratados como ronins ou mercenários da morte (ninjas), que se disfarçam em meio há população local. Muitos Samurais tem ódio ferrenho e recíproco que muitos encontros mesmo que por acaso já é pequena fagulha para começar a batalha que pode gerar vitimas que nada têm haver com esse encontro.


Mas se Ronin e Samurai se cruzar no caminho?

Seria encontro derradeiro sem confronto direito sendo mais indireto por olhar do Samurai em desprezo e nojo sabendo que seria uma desonra lutar com guerreiro que nem passado deve existir em sua katana, enquanto que para Ronin deve ficar mais atento se Samurai for de estilo rival do qual ele tenha matado seu mestre ou não ter feio o seppuku num derrota ou pela perda do mestre, ele sabe que se for reconhecido e seus crimes como reputação forem reconhecidas imediatamente ele deve ficar em defesa continua já que nessa situação ele será atacado com aviso antes da katana se retirada da bainha ao contrário do Ronin que não segue esse código de honra poderia ataca-lo sem aviso matando covardemente já que honra não é mais guiado por sua lamina e destino. Mas mesmo que Ronin possa ser habilidoso existem muitos estilo de samurais levados por gerações que são muito mais perigosas que fama desonrosa de um Ronin que apenas melhora sua técnica de luta por vários desafios impostos em seu caminho.


Detalhes para ter Samurai em estilo clássico e perfeito ao realismo no RPG

Ao pé da letra, Bushido - 武士道 - significa caminho ético do samurai. De uma forma simples, consiste em um conjunto de leis que orienta a vida e a conduta dos antigos guerreiros do Japão.

A palavra "SAMURAI" ou "BUSHI" significa "servir e seguir o senhor, acompanhar um superior para servi-lo".

Já no livro "Nihon Shoki" — Crônica do Japão, escrito em 720 d.C., existem referências de samurai como sendo uma pessoa que serve ao patrão.

Há um ditado muito atraente que expressa o que é "bushi": durante uma batalha sangrenta, o samurai Tsuneyoshi Saeki, ao receber a falsa notícia da morte do seu senhor Yoriyoshi Minamoto, declara: "servi ao meu senhor durante 30 anos. Já estou com 60 anos e o meu senhor se aproxima dos 70. É meu desejo acompanhá-lo na morte". Demonstra, aí, a fidelidade de um samurai para com o seu senhor, general, destacando-se o sentimento forte da relação que há entre senhor e servidor.

O Bushido consiste essencialmente na busca de uma morte condigna. Em caso de opção entre a vida e a morte, escolher a morte.

O samurai de verdade deve estar decidido e preparado para morrer sem hesitação em qualquer circunstância e em qualquer momento.

O Samurai que realmente não estiver preparado para morrer, caso sobreviva àquela hora, poderá ser taxado de covarde (a maior vergonha para um samurai). Se encontrar a morte por erro de cálculo, poderá ter uma morte inútil ou insensata.

O samurai dever estar disposto e preparado em uma batalha para romper a frente inimiga sozinho e em qualquer circunstância. Assim pode atuar com valentia, lutar como um guerreiro valoroso.

Em combate é preciso estar preparado para morrer de frente para o inimigo e não deixar o cadáver em posição vergonhosa, ou seja, de costas para o adversário. Mesmo morto o samurai deve mostrar sua moral elevada, sua bravura, sua compostura.

Vencer significa vitória sobre si mesmo. Isso é, vencer com a força espiritual.

Mesmo achando-se entre milhares de companheiros, atuar como se estivesse sozinho, sem ninguém para apoiá-lo na retaguarda.

Bushido" põe ênfase em:
LEALDADE, AUTO SACRIFÍCIO, JUSTIÇA, SENTIDO DE VINGANÇA, MODOS REFINADOS, PUREZA, MODÉSTIA, FRUGALIDADE, ESPÍRITO MARCIAL, HONRA E AFETO.

O CÓDIGO DE BUSHIDO
Estes são os sete princípios que regem o código de Bushido, o guia moral da maioria dos samurais de Rokugan:
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SEDE FIÉIS A ELE E VOSSA HONRA CRESCERÁ.
ROMPA-O, E VOSSO NOME SERÁ INSULTADO PELAS GERAÇÕES FUTURAS.
..
GI - HONRA E JUSTIÇA
• HONRE OS TEUS TRATOS COM TODO MUNDO.
• ACREDITE NA JUSTIÇA, MAS NÃO A QUE EMANA DOS DEMAIS E SIM NA TUA PRÓPRIA. POIS PARA UM AUTENTICO SAMURAI NÃO EXISTEM AS TONALIDADES CINZAS NO QUE SE REFERE A HONRA E JUSTIÇA,SÓ EXISTINDO O CERTO E O ERRADO.

2. YU - VALOR HERÓICO
• ELEVE-SE SOBRE AS PESSOAS QUE TEMEM AGIR. OCULTAR-SE COMO UMA TARTARUGA EM SUA CARAPUÇA NÃO É VIVER.
• UM SAMURAI DEVE TER VALOR HERÓICO. É ABSOLUTAMENTE ARRISCADO. É PERIGOSO. É VIVER A VIDA DE FORMA PLENA, COMPLETA, MARAVILHOSA. A CORAGEM HERÓICA NÃO É CEGA. É INTELIGENTE E FORTE.
• SUBSTITUA O MEDO PELO RESPEITO E A PRECAUÇÃO.

3. JIN - COMPAIXÃO
• MEDIANTE O TREINAMENTO INTENSO O SAMURAI SE CONVERTE EM RÁPIDO E FORTE. NÃO É COMO O RESTO DOS HOMENS. DESENVOLVE UM PODER QUE DEVE SER USADO PARA O BEM DE TODOS.
• TENHA COMPAIXÃO, AJUDE OS SEUS COMPANHEIROS EM QUALQUER OPORTUNIDADE. SE A OPORTUNIDADE NÃO SURGE, SAIA DO SEU CAMINHO PARA ENCONTRÁ-LA.

4. REI - CORTESIA
• UM SAMURAI NÃO TEM MOTIVOS PARA SER CRUEL, ELE NÃO NECESSITA DEMONSTRAR SUA FORÇA, MESMO PORQUE UM SAMURAI É CORTÊS INCLUSIVE COM SEUS INIMIGOS. SEM ESTA MOSTRA DIRETA DE RESPEITO NÃO SOMOS MELHORES QUE OS ANIMAIS.
• UM SAMURAI É RESPEITADO NÃO SOMENTE POR SUA FORÇA NA BATALHA, MAS TAMBÉM POR SUA MANEIRA DE TRATAR AOS OUTROS. A AUTÊNTICA FORÇA INTERIOR DO SAMURAI SE TORNA EVIDENTE EM TEMPOS DE APUROS.

5. MEYO - HONRA
• O AUTÊNTICO SAMURAI SÓ TEM UM JUIZ DE SUA PRÓPRIA HONRA, E É ELE MESMO. AS DECISÕES QUE TOMA E COMO AS REALIZA SÃO UM REFLEXO DO QUE É NA REALIDADE, NÃO PODENDO ESCONDER-SE DE SI MESMO.

6. MAKOTO - SINCERIDADE ABSOLUTA
• QUANDO UM SAMURAI DIZ QUE FARÁ ALGO, É COMO SE JÁ O TIVESSE FEITO. NADA NESTA TERRA O DETERÁ NA REALIZAÇÃO DO QUE DISSE QUE FARÁ.
• NÃO HÁ DE "DAR SUA PALAVRA." NÃO HÁ DE "PROMETER." O SIMPLES FATO DE FALAR COLOCA EM MOVIMENTO O ATO DE FAZER.
• FALAR E FAZER SÃO A MESMA AÇÃO.

7. CHUGO - DEVER E LEALDADE
• PARA O SAMURAI, HAVER FEITO OU DITO "ALGO", SIGNIFICA QUE ESSE "ALGO" LHE PERTENCE. É RESPONSÁVEL POR ISSO E POR TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS QUE SE SEGUEM.
• UM SAMURAI É INTENSAMENTE LEAL ÀQUELES QUE ESTÃO SOB O SEU CUIDADO. POR AQUELES QUE É RESPONSÁVEL PERMANECE FIEL.
• AS PALAVRAS DE UM HOMEM SÃO COMO SUAS IMPRESSÕES; PODE SEGUI-LAS ONDE QUER QUE ELE VÁ.
• CUIDADO COM O CAMINHO QUE VOCÊ SEGUE.


Resumo Ronin não segue isso, mas também não tem destino certo ou respeito de existência sua repulsa maior consigo mesmo que com a pessoas da região que conheça seu titulo. Mas melhor personagem para quem quer usar sua katana sem ter regras de conduta.

Não importe sua escolha se divirta é melhor escolha que se deve ter num jogo de rpg.

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