Vanir

Vanir é o nome do que é geralmente reconhecido como um dos dois panteões dos deuses na Mitologia nórdica, sendo que o outro é conhecido como os Æsir. Os Vanir lutaram com os Æsir na Guerra dos Deuses. que ocorreu devido o aprisionamento da deusa Freya. O clã Vanir não aceitou tal insulto e iniciou a guerra, mas o motivo do aprisionamento de Freya nunca foi descoberto, portanto não se sabe qual dos dois clãs começou a guerra. O conflito resultou na unificação das tribos.
Os membros do panteão Vanir incluem Njorðr, Frey e Freyja, que viveram entre os Æsir desde o fim do conflito entre os dois clãs de deuses (negociados para Mimir e Hoenir). A classificação como Vanir de Skaði, de Lýtir, de Gerðr e de Óðr pode ser debatida. Skaði era uma giganta casada com Vanir (Njorðr); Gerðr também era uma giganta, por quem Frey ficou apaixonado, vendendo sua espada como pagamento para sua união com a deusa. No entanto, não está bem certo se esta união atingiu mais do que uma única reunião. Óðr é mencionado no Eddas muito rapidamente como o marido de Freya, mas nada mais é sabido realmente sobre quem era ele (embora se observe frequentemente que este era um de nomes de Odin).

2 comentários:

  1. Fala grande Odim, sua opnião é sempre bem vinda no nosso blog ^^b e se os deuses do tempo permitirem em breve mais detalhes sobre a boa mitologia nórdica. vlw ^^v

    ResponderExcluir