Classe de RPG Barbaros


Personagem clássico destemido, robusto, que anseia sempre por novos desafios como inimigos que mereçam morrer pela sua espada ou pela próprias mãos, são retratados em muitos filmes como Conan o bárbaro ou destruidor ou Mestres das Feras (Beastmaster) de (1999-2002), Xena princesa Guerreria, Os irmãos Peter Paul e David Paul, mais conhecidos como "Barbarian Brothers" estrelaram em 1987 o filme "Os Bárbaros", um clássico do cinema italiano que foi exibido diversas vezes aqui no Brasil pelo SBT. Na mitologia grega tem exemplos como Hércules, exemplos e inspirarão não faltaria descrições nisso parecendo fácil ter vida de bárbaro não seria nada fácil pois sua natureza é originada não somente pela genética de seus antepassados mas também pelo próprio lugar que os faz ter essa natureza cruel e bruta que muitas vezes é taxado como guerreiro burro sem sentimentos, mas existem a excessão que só vivem pela destruição e conquista como vikings, saxões entre outras culturas que irei sitar mais abaixo.

Vamos começar pelos Vikings (agradecimentos a Winkipédia)


Vikings ou viquingues foram membros marítimos da Escandinávia, que também eram comerciantes, guerreiros e piratas. Entre finais do século VIII e do século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. O período de expansão desses povos é denominado Era Viking. Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.

A Era Viking

A principal razão que se crê estar por trás das invasões foi a superpopulação causada pelo avanço tecnológico trazido pelo uso do ferro. Para o povo que vivia na costa, foi natural a procura por novas terras pelo oceano. Outra razão foi que, nesse período, vários países europeus encontravam-se envolvidos em conflitos internos, sendo portanto presas fáceis para a organização viking. O amor à aventura e o sucesso militar, característico de uma cultura que valorizava os feitos heróicos das sagas, deve ter sido outro fator.

Berserks
Lendas contam que guerreiros tomados por um frenesi insano, conhecidos como Berserkir (singular; antigo nórdico), iam a batalha vestidos com casacos de pele de ursos, os de pele de lobos eram chamados de Ulfhednar ou Ulfhedir e atiravam-se nas linhas inimigas. O relato mais antigo sobre berserks está escrito em Haraldskvæði, um poema escaldico do século IX, escrito por Thórbiörn Hornklofi, em homenagem ao rei Haroldo I da Noruega. Não há relatos contemporâneos da existência dos berserks.

Vikings famosos


Erik, o Vermelho

Erik, o Vermelho (também conhecido como Erik, o Ruivo. Nórdico arcaico: Eiríkr rauði Þorvaldsson), foi um dos famosos Vikings da história, talvez o mais famoso. Ele nasceu por volta de 940, na atual Noruega, no entanto foi banido de lá por ter matado um outro norueguês. Erik foi banido para a Islândia, onde foi reconstruindo sua vida com sua família até o ano de 980 quando, por razões desconhecidas, matou outro homem e foi banido novamente.
Sem poder morar na Noruega ou na Islândia, Erik e alguns seguidores seus foram navegando durante dois anos para descobrir terras novas, e assim fizeram ao desembarcar na Groenlândia. Com a ideia de criar seu reino, independente da Noruega, Erik voltou para a Islândia para buscar novas pessoas e fundaram a cidade de Gardar e a vila de Brattahlid. Aos poucos foram chegando pessoas e a Groenlândia foi cada vez sendo mais habitada. O seu filho, Leif Eriksson, que ajudou sempre o pai, introduziu o Cristianismo na Groenlândia, apesar da forte oposição deste. Cerca do ano 1000, chega à América do Norte que batizada de Vinland, em virtude de por ver ali cepas bravas. Erik morreu no ano 1000, deixando seu filho Leif Eriksson como seu sucessor em Brattahlid.


Ragnar Lothbrok

Ragnar Lodbrok (Ragnar "Hairy-breeks", Old Norse : Ragnarr Lodbrok ) foi um Norse lendário herói da Era Viking , que foi completamente remodelado, a Velha poesia nórdica e sagas lendárias .
O homônimo e sujeito de "Ragnar Saga", e um dos heróis mais populares Viking entre os nórdicos se, Ragnar era um comandante Viking grande eo flagelo da França e da Inglaterra. Um buscador perenes após o trono dinamarquês, ele foi "brevemente" rei da Dinamarca e grande parte da Suécia. Uma figura colorida, ele alegou ser descendente de Odin , estava ligado a dois famosos shieldmaidens , Lathgertha na Danorum Gesta, ea rainha Aslaug de acordo com o Völsungasaga


Leif Eriksson

Leif Ericson (islandês antigo: Leifr Eiríksson) foi um explorador popularmente conhecido como o primeiro europeu a descobrir a América do Norte e, mais especificamente, a região que se tornaria o Canadá. Era o filho de Eric, o Vermelho (Eiríkr rauði), um fora-da-lei norueguês, que por sua vez era o filho de um outro fora-da-lei, Þorvaldr Ásvaldsson. Sua mãe era Þjoðhildr. Seu pai fundou duas colônias nórdicas, a Colônia do Oeste e a Colônia do Leste, na Groenlândia, cujo nome foi de sua autoria.
Leif tinha boas noções de navegação e, por volta do ano 1000, acreditando em uma história de que havia terras além da Groenlândia, partiu daí para o sul para encontrar terras onde o frio fosse menos intenso.
Rumando para o sul, encontrou terras bastante arborizadas, e mais tarde sinais de povoamento, onde ele desembarcou para fazer contato com os habitantes nativos (os índios americanos). Leif chamou aquela terra de Vinland (para atrair mais nórdicos àquela terra, sendo que significa terra das vinhas) os habitantes locais de Skraelings, que quer dizer feios, já que os nórdicos eram loiros e ruivos de pele branca e os índios muito diferentes do que eles estavam acostumados.
A convivência com os índios foi pacífica durante os meses de acampamento, onde trocaram-se peles e couro por tecidos nórdicos. Leif fundou ali a cidade de L'Anse-aux-Meadows que tinha a população de cerca de trinta pessoas, e voltou à sua terra para buscar mais pessoas para aquela maravilhosa terra, porém soube que seu pai havia morrido e teve que assumir a vila Brattahlid em seu lugar. Mesmo assim pessoas continuaram a ir para a nova cidadezinha até o ano de 1012, quando a população indígena invadiu e destruiu todas as casas (algumas sobreviveram e foram encontradas, junto com resquícios de cerâmicas Vikings, em escavações realizadas em 1962, o que provou de fato a existência de Vinland). Em 1964, o presidente norte-americano Lyndon B. Johnson proclamou 9 de Outubro como Dia Leif Eriksson de forma a comemorar a chegada do primeiro europeu à América do Norte.
Mas os historiadores consideram Cristovão Colombo como o real descobridor da América. Até porque a atribuição do descobrimento das Américas a Eric é só uma teoria não comprovada.
Na viagem de regresso, Leif Ericson resgatou um náufrago islandês chamado Þórir e a sua tripulação, um incidente que lhe viria a valer a alcunha de Leif, o sortudo (em Nórdico antigo: Leifr hinn heppni).
Acredita-se que Leif Eriksson tenha vivido entre os anos de 970 a 1020 da era cristã.


Harald Hardrada

Haroldo III Sigurdsson (em norueguês antigo: Haraldr Sigurðarson) (1015 — Yorkshire, 1066) foi rei da Noruega de 1047 até a sua morte, e era meio-irmão de Olavo II (Santo Olavo).
Quando seu meio-irmão, o rei da Noruega Olavo II, foi morto em uma batalha, Haroldo fugiu. Ele decidiu partir para Constantinopla, onde seria chefe da guarda varegue. Tempos depois, voltou à Noruega onde dividiu o poder com o filho de Olavo II, Magno I. Quando este último morreu em 1047, Haroldo tornou-se o único dirigente do país.
Haroldo foi morto na batalha de Stamford Bridge em Yorkshire, lutando contra Haroldo Godwinson, alguns dias antes da derrota deste último em Hastings.
Ser lembrado era um dos maiores desejos de um viking. Haroldo foi o último grande rei Viking da Noruega. A sua invasão da Inglaterra em 1066, levando-o à morte em Yorkshire, provou ser um verdadeiro divisor de águas. Esse acontecimento marcou o fim da era viking e o início da Baixa Idade Média.



Saxões

Os saxões eram um povo germânico que vivia no território que é hoje o noroeste da Alemanha e o leste da Holanda. Foram mencionados pela primeira vez pelo geógrafo grego Ptolomeu que os localizou no sul da Jutlândia e no actual Schleswig-Holstein, de onde aparentemente se expandiram para sul e para oeste.
No século I, os Saxões tiveram uma influência importantíssima na unificação das regiões da Inglaterra.
Buscaram um novo território na Britânia. O porquê dessa migração, não se sabe ao certo, mas muito provavelmente deve-se à destruição causada pelos poderoso Hunos e talvez por mudanças climáticas.
Durante os séculos IV e principalmente V, os saxões começaram uma forte investida contra as Ilhas Britânicas, em busca de colonização. O Império Romano acabou deixando a ilha e os saxões, nos séculos VI a IX foram, aos poucos, dominando o território, começando pelo leste. Em seguida, capturaram o centro da Ilha, chegando até o Mar de Severn. Por um tempo, a atual Escócia e a Cornualha ficaram livres, assim como o atual País de Gales. Porém, mais tarde, os saxões tomaram também a Cornualha e a Escócia, mas não conseguiram capturar o País de Gales, apesar de que reinos como Powys, hoje o maior estado-distrito de Gales, que alcançavam áreas da atual Inglaterra além de áreas do País de Gales terem perdido grande parte de suas posses (obviamente, as regiões que ficavam na atual Inglaterra).
Concluiu-se que os saxões derrotaram quase que totalmente os celtas na Grã-Bretanha, já que Gales é, em sua maioria, de terreno rochoso e pobre. Os reinos galeses não tinham condições mais de se opor aos saxônicos, que se tornaram os verdadeiros donos da Inglaterra.
No mesmo século, na Inglaterra, os saxões sofreram com a invasão dos Vikings da Dinamarca, que procuravam se instalar nas terras inglesas. Tomaram grande parte dos reinos saxônicos, mas foram parados e, depois, expulsos da Inglaterra por Alfredo de Inglaterra, o Grande.
Os reinos saxônicos caíram, finalmente, no século XI. Mas não pelas mãos dos galeses e sim dos normandos, liderados por Guilherme, o Conquistador.
O autor Bernard Cornwell, em suas Crônicas Saxônicas, descreve vários detalhes da vida deste povo
Atualmente os descendentes dos saxões são os atuais holandeses, belgas (flamengos), alemães de determinadas regiões do norte, ingleses, e com o advento da imigração se espalharam além mar, para Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, entre outros países.


Hunos

Os hunos foram uma antiga confederação da Ásia Central de nômades ou seminômades eqüestres, com a aristocracia de núcleo altaico.
Algumas dessas tribos eurasiáticas moveram-se para a Europa no século IV provavelmente devido a mudanças climáticas. Eles eram excelentes criadores de cavalos e adeptos de combates a cavalo (com lanças e arco).
Movendo-se com suas famílias e grandes rebanhos de animais domesticados e cavalos, eles migraram em busca de novos pastos para se estabelecerem. Devido a sua proeza militar e disciplina, mostraram-se imbatíveis, tirando todos do seu caminho. Eles começaram uma corrente migratória anterior a deles pois outros povos mudaram-se para sair do caminho dos hunos. Esse efeito dominó de grandes populações contornou Constantinopla e o Império Romano do Oriente e chegou aos rios Danúbio e Reno e resultou na tomada do Império Romano do Ocidente em 476, pelos hérulos chefiados por Odoacro.
Encontrando terras a seu gosto, os hunos estabeleceram-se nas planícies húngaras, no leste europeu, tomando a cidade de Szeged, no rio Tisza, como seu quartel general. Eles precisavam de vastas áreas de pasto para obter forragem para os cavalos e outros animais. Dessas áreas de pastagens, os hunos controlavam,através de alianças ou conquistas, um império que se estenderia dos Montes Urais (na Rússia) ao rio Reno (na França) e do Báltico ao Danúbio.
Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam.


Povo Bárbaro na visão de J. Paulo S. Kuri no multi universo do RPG

Pelos textos descritos e com agradecimentos ao winkpédia antes de tudo pelo conteúdo informativo, voltando ao assunto pra novatos e experientes narradores observaram que todos mesmo com força bruta, nações populosas, cultura militar até que bem treinada ou sendo nômades todos seguiram mesma natureza para crescimento todos foram conquistadores, desbravadores e cruéis por alguns aspectos mais críticos, porem mesmo pelos erros e defeitos todos tinham suas razões mesmo que pelo modo errado tinham medo de deixar que fossem deixado ao próprio esquecimento.
Mas em questão simples no RPG muitas etnias são mais complexas em suas tradições e costumes que nem sempre são inspirado na historias antigas seja anglo saxã ou nórdicas, claro que tem pouco da influencia visual que faz ter a verdadeira essência do Povo Bárbaro, entretendo um povo mais clássico que é direto da nórdica é povo anão que relacionado em muito poemas da época . Abaixo irei fazer sinopse sobre etnias sua cultura e contribuição.



Os Povos Bárbaros no RPG

Povo Anão

Senhores mineradores exploradores de cavernas profundas e de difícil acesso são muito honrosos como gananciosos como de costumes fechado.
Sua contribuição: Excelentes ferreiros mestres na construção e reparos de armas e armaduras, exploradores de minas sabendo arte da lapidação e reconhecimento de joias e minérios de valores abrangentes.

Povo Bárbaro tradicionais (humanos)

Vivendo em freqüentes conflitos com outras tribos goblinóides ou até mesmo com outras tribos e as vezes pela invasão de reinos mais modernizados. Vem de cultura distinta com deuses muitas vezes pagão em que entre homem e mulher ambos podendo segurar ou matar já podem ser apto para combate.
Sua contribuição: Pratica de combate militar disciplinado em grupo ou montarias.

Povo Bárbaro Goblinóides

Goblins
Mesmo pela sua crescente população são povo mais organizados entre todos os povos bárbaros considerados primitivos por outras culturas modernizadas, vivem em cavernas ou pântanos e as vezes em florestas mais fechadas.
Sua contribuição: Mesmo primitivos eles conseguem fazer engenhocas como catapultas, bestas e pólvora que em união com outras culturas melhoram depois que conhecem a matemática e Física, são muito habilidosos em criação de armadilhas e em emboscadas.


Orcs
Diferentes de muitos olhares sobre sua cultura e natureza repulsiva e cruel eles escondem muita coisa que poderia e ajuda em outras culturas, mas ai vai da sua forma de opinião pessoal.
Sua contribuição: Mesmo tendo muitas mulheres sendo estupradas pelo atos devasso dessa criatura os embriões unido com homens nasce um colossal ser que mesmo na faze adulta humana de forte é resistente são melhores soldados e defensores contra seus semelhantes, são muito bons na alquimia de venenos e como combate-los e no adestramento de animais selvagens de qualquer terreno.



Tribo e povo das Amazonas

Mesmo sendo mulheres seus costumes pagão e tradições muitas vezes não aceita por qualquer homem desavisado em seu território são muito temidas pela sua força e numero que sempre assusta pela fervorosa agitação.
Sua contribuição: A confecção de bijuterias, adornos que podem ser usado mesmo na batalha como rituais de beleza e imponência feminina como na própria utilidades particulares.

Comportamento de Bárbaro no jogo de RPG

Muitas vezes rudes e de poucas palavras preferem a ação do que diplomacia pacificas, pois como aprendem desde de seu nascimento derrube primeiro depois pergunte. Não tem boa aparência da qual prefere ter aspecto mais rude porem que mostre agressivo. São muito rudes no modo de comer sendo muito grosseiros já que como criança eles tem que estar pegando e cheirando tudo que comem ou bebem.



Armas de Bárbaro

Arco de Guerra
Adaga rudimentar
Armadura primitiva
Bestas
Boleadeiras
Escudo Médio ou Grande de Batalha
Espada Bastarda
Espada bárbara (Que pode ser feita de dente de dragão, Rocha maciça que tem formato da lamina ou algo do tipo feita de modo nada ornamental que somente bárbaro consiga manejar).
Machado de guerra
Mangual
Montante, Lança de guerra, Rede de captura entre alguns itens bárbaros exóticos também.



Pré requisitos do Bárbaro

Habilidades Exigidas: Força, Constituição & Destreza
Pré-Requisitos Principal: Força ou Constituição entre ambos
Raças permitidas: Todas

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri

Fonte: Salão dos Heróis

Nenhum comentário:

Postar um comentário