Gigantes

Humano-ides de tamanho colossal que são temidos por suas lendas e sua aparência, são sempre reservados pela discriminação ou solitários vivendo em fendas de cavernas de pouco acesso ou lugares montanhosos ígneos ou geleiras.

Gigantes são figuras comuns em folclores e lendas, sendo caracterizados como humanos ou humanóides de grande tamanho, o que varia em cada lenda. Graças à sua grande estatura são atribuídos de grande força e resistência, algumas vezes são retratados como burros e ignorantes e outras como inteligentes e até amigáveis. Um conceito simples, gigantes aparecem em lendas e historias de todos o mundo, até mesmo sendo citados na Bíblia.

Os gigantes para a mitologia nórdica, são os inimigos dos deuses supremos, como Geirrord, que trava uma batalha mortal com Thor, o qual é filho do poderoso deus Odin.
Estes seres são enormes em suas proporções físicas e têm a capacidade de se transformarem em quaisquer criaturas (animada ou inanimada) dos quatro cantos do mundo. Assim, tendo o poder de enganar qualquer um que passar pelos seus caminhos.

Gigantes, filhos de Gaia

Os gigantes foram gerados por Gaia, deusa primordial da terra, para derrotar Zeus, pois Gaia enfureceu-se quando ele prendeu os titãs no Tártaro. Os gigantes podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal simultaneamente. Os gigantes são:

Tifão
Tifão ou Tifeu (em grego antigo Τυφωευς, Τυφων, Τυφαων, Τυφως, transl. Typhôeus, Typhôn, Typhaôn, Typhôs), é um deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos. Era filho de Gaia) e de Tártaro.
No sincretismo com o mito egípcio de Osíris, Tifão era identificado com o gigante Seb, responsável pela seca do Nilo e deus da morte, e que por inveja da fecundidade daquele o matara, sendo vingado por seu filho Anúbis (identificado com Apolo).
Junto à esposa Equidna foi pai de vários dos monstros que povoam as aventuras de heróis e deuses, como o Leão de Neméia, combatido por Hércules, a Hidra de Lerna ou a Esfinge, na fusão com os mitos nilóticos, dos cães Ortros e Cérberus.
Hesíodo descreve-o assim:
"As vigorosas mãos desse gigante trabalhavam sem descanso, e os seus pés eram infatigáveis; sobre os ombros, erguiam-se as cem cabeças de um medonho dragão, e de cada uma se projetava uma língua negra; dos olhos das monstruosas cabeças jorrava uma chama brilhante; espantosas de ver, proferiam mil sons inexplicáveis e, por vezes, tão agudos que os próprios deuses não conseguiam ouvi-los; ora o poderoso mugido de um touro selvagem, ora o rugido de um leão feroz ; muitas vezes — ó prodígio! — o ladrar de um cão, ou os clamores penetrantes de que ressoavam as altas montanhas."

Alcioneu

Alcioneu é um dos Gigantes, filho de Gaia, a Terra e de Urano, o Céu. Foi morto por Héracles quando atacava sua comitiva.

Porfírio

Porfírio (em grego antigo: Πορφυρίων), na mitologia grega, é um gigante filho de Gaia e Urano. Na batalha contra os deuses chamada gigantomaquia, tentou estuprar Hera mas foi morto após ser derrubado por um raio de Zeus e atingido por uma flecha de Hércules. É o rei dos gigantes criados por Gaia, a Mãe Terra, criado especialmente para destronar Zeus e reinar sobre o mundo quando os gigantes dominassem. Porfírio aparece em The Lost Hero, sugando o poder de Hera para reviver na "Casa Lupina" de Jack London.

Gigantes no RPG

Uma frase clássica do nosso RPG
"Meu pai costuma dizer: quanto maior o tamanho, maior o dano da porrada! — Sandro Galtran, ladrão aventureiro"

Como uma figura típica de fantasia, os gigantes são imediatamente reconhecidos por qualquer jogador: grandes, criaturas muitas vezes bestiais que se parecem com pessoas, manejando clavas enormes ou machados. Eles são excelentes oponentes para qualquer patamar de jogo, e naturalmente quisemos mantê-los em uma aventura ou campanha.
Como os ogres, gigantes são brutos primitivos que sabem apenas caçar, pilhar e saquear. Eles usam clavas para combates corpo-a-corpo e arremessam grandes pedras para atacar à distância.

Existem gigantes de diveroso tipos e regiões abaixo mostrarei os mais comuns em jogos de RPG

Gigante das montanhas

Solitário e muito primitivo vive isolado do restante do mundo e odeia ser incomodado por aventureiros que atravessem seus domínios atacando sem aviso ou motivo como poder para também fazer dos que sobra um bom guisado de aventureiros é tipo mais burro entre esse seres colossais.

Gigante Comum

Esse poder existir por intermédio de mágica ou maldição ou intervenção divina (Deuses) ou por geração que pode viver em sociedade que sempre será fechada apenas que narrador faça uma coligação com raças que possa haver aliança remota entre outras etnias.
Aberração Gigante

É forma de gigante com duas cabeça que facilmente enganado por grupo muito experiente que tenha que combate-lo, porem que é um dos mais resistente já que além da pele tem forma de visualização dupla que ponto a favor e contra já que ambos lado comando movimento corporal, usando boa estratégia em grupo essa criatura pode ser vencida com pouco de sorte e muita arte manha, mas se ele pegar seu alvo reze por uma morte rápida e indolor.

Gigantes de Gelo

Muito perigosos e poderosos já que resistir ao frio de proporções uma poder ligado ao elemento e de resistir a ele

Observações: Em muitas lendas e mitologia antigas os ciclopes são os gigantes mais antigos entre historias antigas. Se você se pergunte-se como são uma sociedade existiria espécie fêmea e macho sim é algo mais sensato, pois um gigante não teria chances físicas de procriar com outras espécies menores (sem comentários a esses pensamentos).Mas se apaixonar já é algo que não pode ser impossível, pois no sentimentos isso é verdadeiro enigma pra qualquer espécie esses romances vai de cada um ou do mestre em sacanagem ao um jogador que mereçam uma lição bem grande, (risos).

Outro detalhe importante

Esse papo de gigante burro depende de dois fatores narrador e região aonde vive o gigante, pois não seria algo incomum um gigante no grupo de aventureiro mas pra chamar atenção seria muito fácil e bom ao narrador (Risos).

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Fontes Wikipedia entre sites diversos e livros sobre assunto como analise própria.
Imagens achadas pelo Google.

5 comentários:

  1. Desmembrando o comentário acima... O artigo está generalizando demais. Deu bastante boas ideias, tem umas imagens legais e está bem escrito, porém, a generalização do conteúdo faz com que perca boa parte da beleza do artigo.

    ResponderExcluir
  2. Ola J.Willian.
    agradeço o comentário...o artigo é do salão dos heróis e tem como objetivo dar apenas uma ideia do que seriam os gigantes sem fixar regras...mas após o primeiro comentário (extremamente instrutivo)rsrs e o seu axo que vale apena complementar ele com mais foco vlw e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. velho muito! muito bem feito o post.. adorei cara..

    o problema que vejo é aqui é seguinte mano: falar é facil, agora o sabidão Anônimo que disse que o topico estava ruim (da forma dele..) vá fazer um melhor.. coisa que pelo comentário fútil dele acho bem dificil... aparenta ser alguem sem o minimo de grau critico ou intelecto...

    minimo necessário pra se fazer um belo topico como esse.. --'

    pq namoral se vc nao tem oq falar pelo menos nao seja imbecil e nao fale merda.. eu acho assim...


    flw manin fica ai meu thanks...

    muito instrutivo o artigo.. ^^

    ResponderExcluir
  4. Vlw Sieghart. agradeço o comentário e acredito que o primeiro que comentou não tenha nem se quer finalizado a leitura ^^, já o J.Willian fez uma critica mais construtiva, o que é sempre importante e fundamental para que possamos melhorar. o artigo trás uma visão ampla sem foco em regras ou sistemas específicos e num futuro qualquer pretendo complementar esse artigo com mais detalhes se o tempo permitir é claro ^^b por hora não podemos agradar a gregos e troianos então paciência rsrsr vlw e volte sempre.

    ResponderExcluir